Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/seal/public_html/templates/seal_3162/functions.php on line 205
{mosimage}Locais de Elaboração e de Lançamento de O Livro dos Espíritos

A elaboração de O Livro dos Espíritos aconteceu em seu gabinete de trabalho, em sua residência à rue des Martyrs, 8 (2º andar, fundos).

O Codificador relata ruídos em seu gabinete, em certa noite, depois recebendo o esclarecimento de que a entidade espiritual Verdade chamava-lhe a atenção para um incorreção no texto que elaborava. Nesta residencia passou a receber visitantes interessados em conhecer o autor de O Livro dos Espíritos. No segundo semestre de 1857 passou a realizar reuniões às terças-feiras, contando com a colaboração da médium Srta. E. Dufaux e com a presença de até 30 pessoas interessdas em conhecer a nascente Doutrina Espírita.

O lançamento da obra inaugural da Doutrina Espírita ocorreu nas dependências do histórico Palays Royal,  a uma quadra curta do Museu do Louvre. O tradicional prédio foi erigido por partes em três séculos, principalmente por integrantes da familia real Orléans, em área que pertenceu ao Cardeal Richelieu (vide Reformador, Abril de 2004, p. 35-36). No interior da histórica e portentosa galeria comercial Palais Royal, existiu a E. Dentu, Libraire ( Editora e Livraria Dentu) no nº 13 da Galerie d´Orléans. Neste local Allan Kardec lançou O Livro dos Espíritos, num sábado pela manhã, a 18 de abril de 1857. Na época, ali havia uma estrutura de madeira cobrindo a área, com áreas envidraçadas.

Nas dependências do Palais Royal Allan Kardec fundou o primeiro centro espírita do mundo, a Sociedade Parisience de Estudos Espíritas, que funcionava às terças-feiras em sala alugada, entre 1/4/1858 e 1/4/1859 na Galeria Valois (lado direito do Palais), e, de 1/4/1859 a 1/4/1860 em dependência do restaurante Douix, na Galeria Montpensier (lado esquerdo do Palais).

(Trecho extraido de "Nos passos de Kardec", Reformador, outubro de 2004, p. 11.)

Sugestão para leitura: WANTUIL, Zêus; THIESEN, Francisco. Allan Kardec: o educador e o codificador, 2. ed. especial. FEB, 2004. Parte segunda, cap. I, item 6.

Fonte: Encarte de Reformador = Ano 124 - Nº 2.131 - Outubro de 2006