Usuários On-line

Temos 1549091 visitantes e Nenhum membro online

Clube do Livro

 
assinar

Eventos

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31


“Antes, assim é que vos será outorgada generosa entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.“
II Pedro 1:11


Padrão Espírita

Transformar o coração em fonte de amor, de tal modo que nenhum sentimento contrário lhe alcance os recessos, ainda quando violentamente arremessado pelos piores dardos vibratórios…
 
Converter o cérebro em fulcro de pensamentos nobres, de tal maneira que nenhuma ideia menos feliz se lhe fixe nas criações, mesmo quando sob amais constrangedora indução ao fascínio das trevas.
 
Metamorfosear os olhos em mananciais de compreensão, com tal amplitude que, à frente de quaisquer cenários da vida, somente apreendam as imagens que favoreçam a construção do bem, com olvido de todo mal…
 
Transfigurar os ouvidos em depósitos de bondade, com tal extensão que venham a filtrar exclusivamente, no auxílio aos outros, os conceitos, revelações, apontamentos e comentários capazes de promover a paz e a consolação, a esperança e a bênção no caminho dos semelhantes, com absoluto esquecimento de tudo aquilo que signifique incentivo à crueldade ou ao desânimo, à incompreensão ou à discórdia.
 
Selecionar as palavras que ajudem, consagrar as mãos ao serviço, investir os valores do tempo em ação digna e aproveitar as oportunidades que se nos ofereçam na vida, para melhorar-nos, melhorando a estrada em que se jornadeia – eis, na essência, o padrão espírita que, um dia, através do trabalho e do estudo, do burilamento e da renovação, teremos todos nós de atingir.
 
(Reformador, jan. 1970, p. 2)
Texto publicado em Bênção de paz. Ed. GEEM. Cap. 55.
***
Comentário de Haroldo Dutra Dias:
Nas inolvidáveis palavras do Codificador, reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas más inclinações.
Nessa grandiosa página, o benfeitor Emmanuel aponta o futuro da nossa jornada evolutiva quando nos identificaremos totalmente com o guia e modelo da humanidade, o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem – Jesus Cristo.
Coração, cérebro, olhos, ouvidos, palavras e mãos a serviço do semelhante, estendendo o bem e trilhando o caminho do auto-aperfeiçoamento, através do trabalho, do estudo, do burilamento e da renovação.
Não é difícil perceber que o padrão espírita, na essência, é o padrão do Cristão, esboçado no seguinte roteiro:
Transformar o coração em fonte de Amor.
Converter o cérebro em fulcro de pensamentos nobres.
Metamorfosear os olhos em mananciais de compreensão.
Transfigurar os ouvidos em depósitos de bondade.
Selecionar palavras que ajudem.
Consagrar as mãos ao serviço.

Ficha técnica
Produção: SER
Direção: Julio Coradi
Projeto: 7 Minutos com Emmanuel – cap 071
Gravação e Comentário: Haroldo D. Dias
Música:  Fim dos Tempos
Interprete: João Cabete
Edição: Rodrigo Binhara
Design: Rodolfo Mello
Foto: Juju Panty